Korean Air e Airbus disputam fabricação conjunta de caças sul-coreanos
Seul, 22 fev (EFE).- A principal linha aérea da Coreia do Sul, a Korean Air, e o conglomerado aeroespacial europeu Airbus disputarão esta semana um projeto para desenvolver conjuntamente aviões de combate para o Exército sul-coreano.
Segundo informaram neste domingo porta-vozes da Korean Air à agência "Yonhap", ambas as entidades assinaram um memorando de entendimento esta semana passada para tal efeito.
O porta-voz explicou que ainda restam negociar os detalhes em matéria de cooperação tecnológica e investimento.
Deste modo as companhias apresentarão uma proposta para vencer o contrato do projeto KF-X, avaliado em 8,5 trilhões de wons (US$ 7,650 bilhões) e que procura desenvolver cerca de 120 caças da classe F-16 para substituir os F-4 e F-5 por volta do ano 2025.
Korean Air e Airbus competirão com outro projeto conjunto do fabricante sul-coreano Korea Aerospace Industries (KAI) e o gigante americano Lockheed Martin.
Está previsto que o programa de aquisição de defesa (Dapa), sob supervisão do Ministério da Defesa do país asiático, escolha um dos dois projetos em março e que anuncie sua seleção de maneira oficial em torno de julho.
Especialistas consultados pela "Yonhap" apontam que o projeto da KAI parece ostentar vantagem na parte técnica, já que desenvolveu para as Forças Armadas sul-coreanas o helicóptero de transporte Surion e o caça de treinamento T-50 Golden Eagle.
No entanto, consideram que o da Korean Air apresenta um maior potencial em capacidade de investimento e em que o Exército sul-coreano especificou que os caças devem ter duas turbinas, da mesma forma que o Eurofighter Typhoon fabricado pela Airbus.
Segundo informaram neste domingo porta-vozes da Korean Air à agência "Yonhap", ambas as entidades assinaram um memorando de entendimento esta semana passada para tal efeito.
O porta-voz explicou que ainda restam negociar os detalhes em matéria de cooperação tecnológica e investimento.
Deste modo as companhias apresentarão uma proposta para vencer o contrato do projeto KF-X, avaliado em 8,5 trilhões de wons (US$ 7,650 bilhões) e que procura desenvolver cerca de 120 caças da classe F-16 para substituir os F-4 e F-5 por volta do ano 2025.
Korean Air e Airbus competirão com outro projeto conjunto do fabricante sul-coreano Korea Aerospace Industries (KAI) e o gigante americano Lockheed Martin.
Está previsto que o programa de aquisição de defesa (Dapa), sob supervisão do Ministério da Defesa do país asiático, escolha um dos dois projetos em março e que anuncie sua seleção de maneira oficial em torno de julho.
Especialistas consultados pela "Yonhap" apontam que o projeto da KAI parece ostentar vantagem na parte técnica, já que desenvolveu para as Forças Armadas sul-coreanas o helicóptero de transporte Surion e o caça de treinamento T-50 Golden Eagle.
No entanto, consideram que o da Korean Air apresenta um maior potencial em capacidade de investimento e em que o Exército sul-coreano especificou que os caças devem ter duas turbinas, da mesma forma que o Eurofighter Typhoon fabricado pela Airbus.
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