IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Merkel e Hollande afirmam que porta segue aberta a negociações com Grécia

06/07/2015 15h17

Paris, 6 jul (EFE).- O presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, asseguraram nesta segunda-feira que a porta "segue aberta" para as negociações com a Grécia, mas que corresponde a este país apresentar uma nova proposta aceitável para os Estados da zona do euro.

"Não resta muito tempo. Há urgência tanto para a Grécia como para a Europa", disse Hollande em uma declaração conjunta com Merkel após uma reunião no Palácio do Eliseu.

"A porta segue aberta às discussões, e por isso os chefes de Estado e de governo da zona do euro se reúnem amanhã", declarou Merkel, que, no entanto, destacou que as condições para um novo programa "ainda não foram reunidas", razão pela qual terão que escutar as propostas do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

"É urgente que tenhamos propostas precisas para poder encontrar uma saída para a situação", acrescentou a chanceler alemã.

Segundo fontes do Executivo grego, Tsipras informou hoje a Merkel que na cúpula europeia de amanhã apresentará "a proposta" de seu governo.

Merkel e Hollande concordaram ainda que "tomaram nota" da rejeição dos gregos no referendo de domingo às propostas dos credores, mas lembraram que há outros 18 países cuja opinião também deve ser considerada.

O presidente francês lembrou que a intenção é aprovar um programa durável, e não um mero acerto temporário, e disse que o objetivo é achar um equilíbrio entre solidariedade e responsabilidade.

"A Europa não pode ser só uma construção econômica. É um conjunto baseado sobre valores e uma concepção do mundo", comentou Hollande.

Por sua parte, Merkel enfatizou que a última proposta apresentada a Atenas já era "muito generosa", motivo pelo qual será preciso esperar a reação do resto dos países do euro, com os quais - disse - "temos uma soberania compartilhada".

Gregos decidem em referendo não aceitar proposta de credores