IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tsakalotos defende reformas bancárias e diz que aumentarão confiança

22/07/2015 18h00

Atenas, 22 jul (EFE).- O ministro das Finanças da Grécia, Euclides Tsakalotos, defendeu nesta quarta-feira a diretriz europeia de saneamento de bancos, uma das reformas estipuladas com a zona do euro que será votada hoje pelo parlamento, e afirmou que ela melhorará a confiança dos cidadãos nos depósitos bancários.

"A diretriz europeia contribui para o funcionamento do sistema financeiro e melhora a confiança dos depositantes", afirmou Tsakalotos durante debate do parlamento.

Ele assinalou que há muitos aspectos criticáveis "sobre a política europeia financeira" e reconheceu que o fundo para o saneamento dos bancos "não poderá estar pronto antes de dez anos", mas acrescentou que esta legislação "ajuda o sistema bancário grego".

O ministro explicou que a medida estipula "o que cada banco deve fazer se estiver em dificuldade, o que será supervisionado pela autoridade europeia, e depois esta mesma autoridade supervisionará o saneamento do banco. Assim o problema de uma entidade não será transferido ao Estado".

Tsakalotos confirmou que esta diretriz entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016 e ressaltou que "até lá os bancos serão recapitalizados".

Antes do início do ano que vem o parlamento votará uma lei sobre dívidas para proteger inquilinos de primeira habitação do despejo.

Em relação à unidade do partido do governo, Syriza, que será novamente colocada à prova na sessão de hoje, depois de 39 deputados votarem contra o governo na última votação, o ministro disse que "toda a negociação foi feita pelo Syriza unido".

"Enfrentávamos pessoas que não queriam conseguir nenhum compromisso. Não há bons e maus no Syriza", amenizou.

Este segundo pacote de medidas inclui ainda uma reforma do código civil, que provocou críticas de advogados e do judiciário, já que implica, entre outras questões, a fim do uso de testemunhas em ações civis.