Banco central chinês realiza primeira emissão de bônus em yuans em Londres
Pequim, 21 out (EFE).- O Banco Popular da China, o banco central do país, lançou nesta quarta-feira uma emissão de títulos em renminbis (yuans) em Londres, a primeira no exterior, enquanto o líder do país, Xi Jinping, está de visita oficial no Reino Unido e pretende transformar sua divisa em referência internacional.
Segundo um comunicado da entidade financeira publicado hoje, a emissão tem valor de 5 bilhões de yuans (US$ 786 milhões) com juros de 3,1% e vencimento em 2016.
A iniciativa responde ao acordo alcançado durante o sétimo Diálogo Econômico e Financeiro entre China e Reino Unido, que aconteceu em setembro, e coincide com a viagem de Estado de Xi a Londres, na qual busca ampliar a influência financeira mundial do país asiático.
A segunda maior economia do mundo escolheu Londres para servir de ponte para um de seus projetos mais ambiciosos: transformar o iuane em uma divisa de referência internacional.
Assim, a City londrina se transformará no primeiro centro financeiro fora da China a emitir títulos da dívida do país asiático em iuanes.
O banco central chinês destacou hoje que se trata da primeira vez que títulos em yuans são emitidos fora da China, e que isso ajudará a "explorar um mercado estrangeiro para o iuane e a facilitar o comércio e o investimento além das fronteiras".
Xi e outros líderes chineses destacaram nos últimos dias a importância da crescente cooperação financeira entre Pequim e Londres, já que o Reino Unido é também o primeiro país desenvolvido que inclui o iuane em suas reservas de divisas, o que se confirma com esta emissão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.