IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Machu Picchu já pode ser percorrido pelo Google Street View

03/12/2015 21h33

Lima, 3 dez (EFE).- As ruínas da cidadela inca de Machu Picchu, situada na região peruana de Cuzco, já pode ser percorrida de maneira virtual pelo Google Street View, anunciou nesta quinta-feira o Ministério da Cultura do Peru em comunicado.

O Google habilitou no sítio arqueológico mais emblemático do Peru o sistema de navegação virtual, por meio de imagens panorâmicas, que já opera nas principais cidades do país.

A empresa ativou a visita virtual após assinar um convênio com o Ministério de Cultura para habilitar percursos virtuais em 91 bens imóveis declarados Patrimônio Cultural da Nação.

O percurso virtual de Machu Picchu no Street View permite contemplar da perspectiva do visitante os principais lugares e enclaves da cidadela.

Entre os lugares destacados que se pode percorrer de maneira virtual está o Templo Principal, situado na parte mais alta de Machu Picchu, e a Praça Principal, onde se encontram os jardins cerimoniais mais sagrados do lugar, que já abrigaram celebrações sociais e religiosas para o Inca.

Também se pode explorar o Observatório Astronômico (Intiwatana, em quíchua), o Templo do Sol e o Templo das Três Janelas, lugares dedicados ao Inti, nome quíchua do sol, a divindade principal dos incas.

O gerente geral do Google Peru, Gianfranco Polastri, afirmou que o percurso virtual e ao alcance de todos permite abrir uma porta para que todas as pessoas do planeta possam conhecer mais sobre a cultura do Peru.

"Poder captar isso e oferecer a um click de distância é um acontecimento mágico. Mostrar ao mundo o melhor que temos e compartilhá-lo é essencial", acrescentou Polastri.

O executivo comentou ainda que o percurso virtual de Machu Picchu no Street View é "um modo para que muitas pessoas descubram o lugar e se entusiasmem em visitá-lo".

A cidadela de Machu Picchu é Patrimônio da Humanidade desde 1983 e está construída a 2.400 metros de altitude, sobre uma escarpada montanha que rodeia o rio Urubamba.