IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Morre Andy Grove, ex-executivo da Intel e pioneiro dos PCs

22/03/2016 02h12

Washington, 21 mar (EFE).- O ex-executivo-chefe da Intel e pioneiro dos computadores pessoais (PCs), Andy Grove, morreu nesta segunda-feira nos Estados Unidos, aos 79 anos, informou a própria empresa californiana especializada na fabricação de microprocessadores.

A Intel não especificou no comunicado a causa da morte, mas a imprensa americana destacou que Grove, um judeu nascido na Hungria que sobreviveu à ocupação nazista e emigrou para os EUA quando seu país fazia parte do bloco comunista liderado pela União Soviética, sofria com a doença de Parkinson.

Naturalizado americano, Grove esteve presente na fundação da Intel em 1968, da qual se transformaria primeiro em presidente, em 1979, e depois em executivo-chefe, em 1987. Grove foi o responsável pela decisão de mudar o foco dos negócios da companhia da memória digital para os microprocessadores.

O período de Grove no comando da Intel coincidiu com o boom dos computadores pessoais nos anos 1990, o que multiplicou exponencialmente os ganhos da empresa. Grove é considerado no setor como um dos pioneiros da expansão dos computadores pessoais, ao lado de figuras como Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple).