IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja 4 cuidados antes de contratar serviços de agência de viagem

09/07/2013 09h49

SÃO PAULO - Serviços oferecidos por agências de viagem oferecem algumas vantagens aos turistas que não querem se preocupar com transporte aéreo, passeios e hospedagem. Porém, o que deveria trazer tranquilidade pode se tornar um problema, caso o viajante não tome cuidados necessários antes de contratar os serviços de agências de viagem.

De acordo com o Ministério do Turismo, o primeiro passo é checar se a empresa consta no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do órgão. “O Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos que estejam legalmente em operação.”

Veja a seguir outras dicas para não errar e aproveitar sua viagem sem dores de cabeça:

1. Opções de passeio turístico: o passageiro pode conferir com a agência escolhida se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem. Ainda é preciso verificar se os serviços serão cobrados à parte ou se estão incluídos no pacote turístico.

2. Confirmação de reserva: o consumidor também deve pedir com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.

3. Cadastur: no caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora, devem ter registros no Cadastur e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

4. Cancelamento sem autorização: caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o Procon, órgão de defesa do consumidor de seu estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.