IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sumitomo Corporation adquire 65% de participação na Agro Amazônia Produtos Agropecuários no Estado de Mato Grosso

Sumitomo Corporation

03/02/2015 12h05

SÃO PAULO, 3 de fevereiro de 2015 /PRNewswire/ -- A Sumitomo Corporation ("Sumitomo") e a Agro Amazônia Produtos Agropecuários Ltda. ("Agro Amazônia") anunciaram um acordo para a aquisição, pela Sumitomo, de 65 por cento de participação na Agro Amazônia, uma distribuidora de insumos agropecuários (defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes, produtos veterinários, arames entre outros), localizada no Estado de Mato Grosso, o maior celeiro e produtor de soja, algodão, milho, girassol e gado de corte do Brasil. Este investimento representa para a Sumitomo a porta de entrada para a distribuição de diversificados produtos e serviços a serem oferecidos aos agricultores e pecuaristas no agronegócio Brasileiro. Este acordo representa também o primeiro investimento em larga escala deste tipo no Estado de Mato Grosso, por uma empresa japonesa.

"Estamos satisfeitos com a parceria com uma empresa líder como a Agro Amazônia", diz Shoichiro Oka, Presidente da Sumitomo Corporation do Brasil. "Juntos, pretendemos construir um modelo de negócio sustentável que visa mutuamente a geração de lucros e a preservação do meio ambiente, ajudando a aumentar a produção agrícola e pecuária nas regiões onde a empresa atua, por meio de serviços exclusivos e um portfólio completo de produtos para agricultores e pecuaristas que muito contribuem para uma oferta estável de alimentos no mundo ".

Nos últimos anos, a Agro Amazônia tem expandido sua presença e aumentado seus negócios em estados vizinhos. Através desta parceria com a Sumitomo Corporation, a Agro Amazônia avançará no fortalecimento e solidificação de sua base de negócios e contribuirá ainda mais com sua missão no Brasil de promover o "Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio". Utilizando a capacidade financeira, de marketing, de acesso a novos produtos e de logística da Sumitomo, combinada ao crescimento do mercado, esta aliança permitirá à Agro Amazônia aproximar-se de seu objetivo de alcançar os US$ 500 milhões em vendas até 2019, dobrando os níveis atuais.

Luiz Piccinin, Presidente da Agro Amazônia diz, "Desde o inicio das nossas atividades conduzimos nossos negócios pautados pela integridade e transparência e consolidamos na Agro Amazônia um modelo de gestão focado na sustentabilidade. O mercado cresceu, e continuará crescendo. Para acompanharmos essa locomotiva chamada agronegócio e continuarmos atendendo os nossos clientes e fornecedores, entregando sempre a melhor experiência, sentimos que precisavamos dar um novo salto. Encontramos na Sumitomo um sócio ideal, pois, além de sua capacidade financeira, a sua filosofia é muito similar à nossa. Seus planos para o futuro vêm ao encontro dos nossos objetivos estratégicos de longo prazo e comunga da mesma crença que temos na força que o agronegócio tem para alimentar o mundo."

O Brasil é uma grande potência agrícola como o segundo maior produtor mundial de soja e o terceiro maior em produção de milho (ver Figura 1). O Estado de Mato Grosso, que encontra-se na região centro-oeste do Brasil, abrange uma vasta área, duas vezes e meia maior que o Japão, e é abençoada com um clima estável. O estado é o maior produtor de grãos do país. As áreas onde a soja e o milho são cultivados aumentaram drasticamente nos últimos 10 anos (ver Figura 2), e um novo aumento de 4 a 5 por cento ao ano é projetado para os próximos 10 anos. Com base nisto, projeta-se que o mercado de insumos agrícolas, incluindo defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes, crescerá de 5 a 8 por cento ao ano.

A Sumitomo Corporation iniciou suas atividades na área de Defensivos Agrícolas há mais de 30 anos, exportando globalmente produtos desenvolvidos e produzidos por fabricantes japoneses. A empresa tem expandido suas atividades na cadeia de negócios, transformando-se em uma exportadora e distribuidora, operando em 30 países em todo o mundo. Em 2011, a Sumitomo adquiriu a Alcedo S.R.L., a maior empresa de distribuição de insumos agrícolas da Romenia, e transformou-a em uma empresa de multi-suporte à produção agrícola, através da melhoria de suas funções periféricas, como a venda de insumos para a produção agrícola, bem como o recebimento e exportação de grãos. A Alcedo tem impulsionado com sucesso suas vendas e lucros em quase o dobro ao longo dos últimos dois anos, aproveitando a capacidade da Sumitomo de captação financeira e acesso a novos produtos, mantendo a Alcedo fortalecida.

O investimento na Agro Amazônia é um exemplo de que a Sumitomo está expandindo este modelo de negócios em outros países e prestando serviços específicos, adaptados às necessidades de cada país ou região.

De acordo com Roberto Motta, Vice-Presidente da Agro Amazônia, "Neste modelo, a Sumitomo, por meio de sua capacidade de aportar recursos e linhas de financiamentos, pretende expandir seus negocios através da criação de sinergias. Este modelo de negócio também oferece oportunidades para aumentar a sua participação na cadeia de negócios dos clientes, oferecendo além de insumos agropecuários, outros produtos e serviços que possam contruibuir para o sucesso do negócio dos produtores rurais, como, por exemplo, comercialização de grãos."

Sobre a Sumitomo Corporation

A Sumitomo Corporation é uma Trading Company, estabelecida em 115 localidades em 66 países e 24 localidades no Japão. Ao todo, o Grupo Sumitomo Corporation ("Grupo") é constituído por mais de 850 empresas e mais de 70.000 funcionários. Os negócios da Sumitomo Corporation estão em continua expansão, em uma variada gama de produtos e serviços. Suas principais unidades de negócios são Produtos de Metal; Sistemas de Transporte e Construção; Meio Ambiente e Infra-estrutura; Mídia, Telecomunicações, Produtos e Serviços relacionados ao Cotidiano; e Recursos Minerais, Energia, Química e Eletrônica. Para obter mais informações, visite www.sumitomocorp.co.jp/english/

Sobre a Agro Amazônia

Fundada em 1983, a Agro Amazônia é uma empresa pioneira no setor do agronegócio no Estado de Mato Grosso. É um dos maiores e mais bem sucedidos distribuidores de insumos agropecuários, oferecendo um portfólio completo de produtos de fabricantes nacionais e internacionais, prestando também assistência técnica aos agricultores. A Agro Amazônia é a única empresa do gênero a operar em todo o Estado de Mato Grosso e que também está presente nos estados de Goiás, Tocantins e Pará. Com 25 filiais e cerca de 300 funcionários, a empresa atende a mais de 2.500 clientes da área agrícola e 14.000 na pecuária. A parceria consolidada com os fornecedores permite oferecer aos clientes o melhor e mais completo portfólio de produtos e serviços. A Agro Amazônia possui uma equipe treinada e qualificada, com o objetivo de levar para o campo produtos e serviços que agreguem valor ao negócio do cliente.

(Figura 1) O volume de produção de soja por país (participação no mercado interno)

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150202/172949-INFO   

(Figura 2) Variação do volume de produção e áreas plantadas de soja por Estado

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150202/172948-INFO  

FICHA TÉCNICA

Visão geral da Agro Amazônia

(*) Após conclusão do negócio



Razão Social:

Agro Amazônia Produtos Agropecuários Ltda.

Representante:

Luiz Piccinin, Presidente

Matriz:

Cuiabá, Estado de Mato Grosso, República Federativa do Brasil

Capital social (*):

65% Sumitomo Corporation 



35% Acionistas atuais 

Faturamento:

R$ 530.000.000,00

Linha de Produtos:

Insumos para agricultura (defensivos agrícolas, sementes, fertilizantes)



Insumos para pecuária (herbicidas para pastagens, produtos veterinários, sementes, fertilizantes e arames)

No. de funcionários:

297

No. de estabelecimentos:

25 (23 no Estado de Mato Grosso,1 no Estado de Goiás e 1 no Estado do Pará)

Matriz da Agro Amazônia

Foto -  http://photos.prnewswire.com/prnh/20150202/172947

Presença da Agro Amazônia

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150202/172946-INFO

FONTE Sumitomo Corporation