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Maior cervejaria do mundo, AB InBev tem lucro de US$ 7,24 bi em 2012

Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 07h38Atualizada em 27/02/2013 08h03

O maior grupo cervejeiro do mundo, AB InBev, registrou um forte aumento de 23,7% do lucro líquido em 2012, a US$ 7,24 bilhões, contra 5,85 bilhões em 2011, graças a sua atividade nos Estados Unidos, Brasil e China, anunciou a empresa nesta quarta-feira (27).

A AB InBev, resultado da fusão em 2008 do grupo belga-brasileiro InBev com a americana Anheuser-Busch, teve um bom desempenho durante todo o ano, mas no quarto trimestre registrou uma queda nas vendas.

No Brasil, as marcas do grupo registraram um aumento das vendas superior à média do mercado, destacou o grupo em um comunicado.

A AB InBev ainda deseja comprar a parte que ainda não possui do mexicano Grupo Modelo, dono da marca Corona, por US$ 21 bilhões.

No Brasil

A Ambev encerrou o quarto trimestre com lucro líquido 22,7% maior na comparação anual e acima do esperado pelo mercado, impulsionada por aumento do volume de vendas e de preços dos produtos da companhia, que afirmou que investirá para aumentar capacidade e se preparar para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

No ano, a Ambev teve lucro líquido de R$ 10,5 bilhões, crescimento de 21,6% sobre 2011. No 4º trimestre, o lucro líquido foi de R$ 3,72 bilhões.

A maior cervejaria da América Latina reportou salto de 21% na receita líquida, para R$ 10,13 bilhões, no quarto trimestre, e as vendas em volume avançaram 3,2% no período.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 5,498 bilhões, expansão reportada de 22,4%, enquanto a margem passou de 53,6% para 54,4%.

Já o custo dos produtos vendidos (CPV) por hectolitro avançou cerca de 17% no último trimestre de 2012 sobre o mesmo período de 2011, para R$ 61,5, em meio a custos mais altos com commodities como cevada, alumínio e açúcar. No ano, o CPV por hectolitro teve crescimento 13,7%, para R$ 60,6.

A Ambev estimou no balanço que o CPV por hectolitro no Brasil em 2013 deve crescer entre um dígito alto e dois dígitos baixos, impulsionada por aumentos de impostos no país, desvalorização do real e matérias-primas mais caras.

A expectativa para a receita líquida por hectolitro no Brasil é de expansão de um dígito alto, após reajustes de preços em 2012 e maior foco em marcas premium e distribuição direta.

A expectativa é de investimento de cerca de R$ 3 bilhões, após R$ 3,01 bilhões em 2012. Segundo a Ambev, o valor previsto representa um quarto ano de nível recorde de investimentos.

A companhia afirmou que aumentará capacidade de produção da marca norte-americana de cerveja Budweiser e investirá para que sua cadeia de suprimentos esteja pronta para a Copa do Mundo de 2014, além das já anunciadas novas cervejarias em Minas Gerais e Paraná.

(Com agências)