IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Petrobras é executiva mais poderosa fora dos EUA, diz revista

Em 1º lugar, Graça Foster, da Petrobras; em 23º, Claudia Senders, presidente da TAM - UOL
Em 1º lugar, Graça Foster, da Petrobras; em 23º, Claudia Senders, presidente da TAM Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 07h45Atualizada em 11/10/2013 08h40

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, 60, foi indicada, pelo segundo ano seguido, como a executiva mais poderosa do ranking global da revista norte-americana de negócios "Fortune". Esse ranking inclui executivas que atuam fora dos Estados Unidos.

Entre as 50 executivas, aparece também outra brasileira: Claudia Sender, 38, presidente da companhia aérea TAM, figura na 23ª posição.

As duas são pioneiras em seus cargos: Foster é a primeira mulher a comandar a Petrobras, posto que assumiu em fevereiro de 2012; Sender é a primeira mulher a assumir a presidência de uma companhia aérea no país, fato que aconteceu em maio de 2013.

Para elaboração do ranking global, a revista selecionou um grupo de 50 candidatas de diversos países. A classificação foi baseada em quatro critérios: a importância e o tamanho do negócio liderado pela executiva na economia global; o sucesso e a condução dos negócios; a trajetória de carreira da executiva; e sua influência social e cultural.

Foster cresceu no Alemão, fez estágio na Petrobras em 1978

Maria das Graças Silva Foster é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ).

Funcionária de carreira da Petrobras, onde ingressou como estagiária de engenharia em 1978, assumiu a diretoria de Gás e Energia em setembro de 2007. Também foi presidente da Petrobras Distribuidora.

Nascida em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 26 de agosto de 1953, Graça Foster mudou-se com apenas dois anos de idade para o Rio, onde cresceu no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão.

Sender tem MBA pela Harvard Business School

A executiva Claudia Sender, 38, assumiu a presidência da TAM no lugar de Marco Antônio Bologna, que ficou na presidência da holding, concentrado na fusão com a chilena LAN. 

Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ela tem MBA pela Harvard Business School.

Claudia era vice-presidente da unidade de negócios domésticos da TAM Linhas Aéreas. A executiva se destacou dentro da empresa por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas, que basicamente consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios.

Antes da TAM, foi vice-presidente de marketing da Whirlpool (das marcas Brastemp e Consul).

(Com Reuters)