IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras tem 32% de chances de falir, segundo consultoria norte-americana

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 15h30

A chance de a Petrobras ir à falência nos próximos dois anos é de 32,4%, segundo estimativas da consultoria norte-americana Macroaxis. De acordo com o relatório da Macroaxis, esta possibilidade está muito acima da média do setor.

Segundo os critérios adotados, só uma empresa com mais de 90% de riscos de falência têm grande chance de quebrar nos próximos dois anos. Por outro lado, empresas com menos de 15% de probabilidade de falência têm tendência a apresentar crescimento nos próximos dois anos.

A metodologia é baseada em uma função linear que mede a saúde financeira e a estabilidade econômica da companhia. A empresa é especializada em fazer este tipo de cálculo para investidores.

Segundo a Macroaxis, a probabilidade de a petroleira OGX , de Eike Batista, que pediu recuperação judicial (antiga concordata), tem probabilidade de quebrar menor que a da Petrobras: 30,8%.

A mineradora Vale, pelos mesmos critérios, teria 29% de chances de quebrar; o banco BTG Pactual, de André Esteves, estaria bem mais abaixo na zona de risco, com chances de falência de 15,6%.