IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia deve repetir 2013, diz Mantega; IBGE vai rever PIB do ano passado

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 11h48

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que a economia do país neste ano deve crescer o mesmo que em 2013. O PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas) subiu 2,3% em 2013.Mas esse número deve aumentar. Mantega disse que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai revisar o PIB do ano passado até o fim deste mês. O valor deve subir, mas ele afirmou não saber para quanto.

A previsão de um crescimento igual ao de 2013 é diferente da feita pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que espera alta de 1,8%.

"Estamos com uma projeção diferente da do FMI", disse o ministro. Para ele, "a recuperação da economia internacional está mais lenta do que a previsão por órgãos internacionais."

Isso atrapalha a economia de todos, mas o Brasil deve avançar mais. "Os países estão crescendo lentamente", diz o ministro. "Mesmo os EUA tiveram um crescimento modesto, de 1,9% no ano passado. Na Europa, nem se fala. A União Europeia registrou -4% em 2013. Os países emergentes também sofreram resultado dessa atrofia da economia. Um país dinâmico como China também desacelerou."

Mantega fez as declarações em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Ele foi convidado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar na Câmara sobre a compra polêmica da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, mas iniciou sua participação fazendo um balanço da economia, sem mencionar a empresa estatal.