IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Honda faz 1º teste de voo com seu jato e quer entrar no mercado em 2015

Do UOL, em São Paulo

30/06/2014 13h35

A Honda fez o voo inicial com seu primeiro HondaJet, pequeno jato executivo que a empresa quer colocar no mercado no ano que vem para competir com Embraer e Cessna. O voo aconteceu na sede da empresa, em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA).

 “Com esse primeiro voo, o programa da HondaJet entra na próxima e animadora fase, em que nos preparamos para entregar [o produto]”, disse o presidente, Michimasa Fujino.

O avião de US$ 4,5 milhões tem capacidade para cinco passageiros, e dois motores montados sobre as asas. Ele será vendido nas cores verde escuro, prata, vermelho, amarelo e azul.

A empresa aguarda aprovação da agência de aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) para começar a entregar imediatamente o produto. O avião está à venda na América do Norte e na Europa.

Segundo executivos da montadora japonesa, com o "Civic dos céus" a empresa espera agitar o mercado de jatos executivos com a mesma eficiência no consumo de combustível, design inteligente e baixo preço que permitiu a primeira geração do Honda Civic a combater as gigantes automotivas de Detroit três décadas atrás.