IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inverno forte faz PIB dos EUA desacelerar para 0,2% no 1º trimestre

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 10h53

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos desacelerou no primeiro trimestre de 2015, afetado pelo inverno rigoroso, que diminuiu os gastos dos consumidores.

A economia cresceu a uma taxa anual de 0,2%, de acordo com informações do Departamento de Comércio do país divulgadas nesta quarta-feira (29).

Isso representa uma forte desaceleração em relação à taxa de 2,2% do quatro trimestre, e é o crescimento mais fraco em um ano.

Economistas consultados pela agência de notícias Reuters projetavam que a economia teria expansão de 1% no período.

Além do inverno rigoroso, as empresas de energia do país também cortaram gastos diante de preços mais baixos (especialmente do petróleo), o que também contribuiu para a desacleração da economia.

Como isso afeta o mercado no Brasil

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, deve anunciar nesta quarta sua decisão sobre a taxa de juros do país.

Os investidores esperam que ela volte a subir ainda este ano, e um resultado positivo do PIB pode acelerar essa decisão.

Os EUA cortaram os juros a praticamente zero após a crise econômica, para aquecer a atividade no país. Com isso, ficou menos vantajoso investir por lá, já que o retorno dos investimentos em títulos públicos depende da taxa de juros.

Na época, investidores colocaram seu dinheiro em economias consideradas mais arriscadas, mas com retornos maiores, como o Brasil.

Se os Estados Unidos voltarem a subir os juros, há um temor no mercado de que o dinheiro volte para lá, tirando os investimentos do Brasil e de outros emergentes.

(Com Reuters)