IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Paulo Guedes não está perdendo poder, mas ganhando auxiliar', diz Onyx

Onyx Lorenzoni vai assumir parte das atribuições do Ministério da Economia em nova pasta do Emprego e Previdência Social - Evaristo Sá/AFP
Onyx Lorenzoni vai assumir parte das atribuições do Ministério da Economia em nova pasta do Emprego e Previdência Social Imagem: Evaristo Sá/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 19h34

O futuro ministro do Emprego e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, disse hoje que não considera que Paulo Guedes esteja perdendo poder com o desmembramento do Ministério da Economia.

"Minha parceria com o ministro Paulo Guedes... ele não está perdendo nenhum poder, ele está ganhando mais um auxiliar, um aliado ao lado dele, mais um companheiro que vai ajudar a fazer com que a gente possa aproveitar esse vulcão de aumento do PIB que o Brasil vai ter esse ano, e casar isso com emprego e renda", disse ele em entrevista ao programa Brasil Urgente.

Lorenzoni, que atualmente é ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, vai para o seu quarto cargo no governo Bolsonaro. O presidente confirmou nesta semana que irá promover uma pequena reforma ministerial no começo da próxima semana.

Entre as mudanças previstas, está o esvaziamento do Ministério da Economia de Paulo Guedes para criar a pasta do Emprego e da Previdência Social, assumida por Onyx. Para ocupar o atual cargo dele na Secretaria-Geral, o general Luiz Eduardo Ramos deixará o posto na Casa Civil —que, por sua vez, será liderada pelo líder do PP, o senador Ciro Nogueira.

Mais cedo, Guedes disse que a reorganização é para acomodar Onyx, um "fiel e leal companheiro".

"Está havendo uma reorganização interna sem nenhuma ameaça ao coração da política econômica. Zero ameaça. Mas começa uma crise de acomodação porque entra Ciro Nogueira para a Casa Civil e o ministro é o general Ramos, que estava fazendo um bom trabalho e tem a confiança do presidente. Ele é deslocado para a Secretaria-Geral e lá tem o Onyx, um fiel e leal companheiro. E agora o Onyx fica sem ministério?", questionou.