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Quase 80% dos brasileiros buscaram crédito na pandemia, aponta Serasa

Pesquisa também revelou que brasileiros buscam informações sobre crédito principalmente em sites e aplicativos de bancos - Luis Lima Jr/FotoArena/Estadão Conteúdo
Pesquisa também revelou que brasileiros buscam informações sobre crédito principalmente em sites e aplicativos de bancos Imagem: Luis Lima Jr/FotoArena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 13h06Atualizada em 27/07/2021 19h41

Durante a pandemia de covid-19, 79% dos brasileiros utilizaram alguma fonte de crédito para a solução de problemas financeiros, sendo que o principal meio utilizado foi o cartão de crédito (62%).

A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box. De acordo com o levantamento, cartões de crédito foram utilizados, principalmente, para compras em geral, como a de itens essenciais (alimentos, higiene pessoal etc).

O cheque especial foi outro meio utilizado para compras em geral. Empréstimos (pessoal, consignado e com pessoas próximas) foram utilizados mais para pagar dívidas, enquanto financiamentos e consórcios tiveram como principal uso a compra de casa ou carro.

A pesquisa também revelou que 37% dos brasileiros tiveram recusado o acesso ao crédito em algum momento durante a pandemia. Após a negativa, 37% buscaram alternativas em bancos digitais, enquanto 28% desistiram de procurar, e 27% pegaram dinheiro emprestado com amigos.

40% relataram que tiveram crédito recusado por terem renda baixa ou não terem renda, enquanto 35% disseram que a justificativa foi o fato de estarem inadimplentes.

Perfil de consumo do cartão de crédito

A pesquisa da Serasa identificou que o limite do cartão de crédito de homens costuma ser superior ao das mulheres, evidenciando uma desigualdade de gênero.

Enquanto 48% dos cartões em nome de homens possuíam limites de R$ 3,6 mil ou mais, entre as mulheres, a porcentagem era de 41%. Ainda assim, o cartão de crédito é ligeiramente mais utilizado por elas (63%) ou do que por eles (60%).

O levantamento também mostrou que 67% dos brasileiros que não possuem ao menos um cartão de crédito relataram dificuldades para conseguir crédito durante a pandemia, e 46% tiveram acesso a outras categorias de crédito negadas.