IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Reportagem do UOL é finalista do prêmio internacional True Story Award

Reportagem sobre o patrimônio do clã Bolsonaro foi publicada pelo UOL em agosto de 2022 - Arte/UOL
Reportagem sobre o patrimônio do clã Bolsonaro foi publicada pelo UOL em agosto de 2022 Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/03/2023 20h08Atualizada em 07/03/2023 20h08

A reportagem do UOL "Metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi comprada em dinheiro vivo" está entre os 36 finalistas nomeados ao prêmio internacional True Story Awards. A premiação está em sua terceira edição e atraiu mais uma vez mais de 900 textos de 95 países. Um total de 94 textos integraram a shortlist e nesta terça-feira foram anunciados os finalistas.

Três textos foram indicados ao prêmio para cada uma das 12 regiões/áreas linguísticas do mundo. A cerimônia de premiação do True Story Award 2023 acontecerá em 23 de junho de 2023, em Bern, na Suíça.

Do Brasil, também é finalista o trabalho "As acusações não reveladas de crimes sexuais de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia" da Agência Pública.

Entre as reportagens finalistas estão trabalhos sobre a guerra na Ucrânia, as consequências econômicas e sociais da pandemia de coronavírus e as consequências do avanço das mudanças climáticas. Além disso, trabalhos sobre protestos políticos, movimentos migratórios, violência estatal e individual, fraude econômica e opressão de minorias.

O True Story Award é o primeiro prêmio global de jornalismo. Seu objetivo é tornar as vozes dos repórteres conhecidas além das fronteiras de seus países de origem e, ao fazê-lo, aumentar a diversidade de perspectivas oferecidas na mídia. Cinquenta membros do júri de 29 países selecionaram os 36 melhores textos do ano e, em seguida, irão selecionar um vencedor.

A reportagem do UOL sobre o patrimônio do clã Bolsonaro também foi menção honrosa do prêmio IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) em 2022.