IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

HSBC eleva dividendo após queda no lucro em 2012

04/03/2013 07h29

LONDRES (Reuters) - O HSBC, maior banco da Europa, anunciou que vai aumentar dividendos depois que forte crescimento em Hong Kong e outros mercados asiáticos impulsionou sua base de capital, apesar do lucro anual ter ficado abaixo do esperado.

O banco informou que teve um lucro antes de impostos em 2012 de 20,6 bilhões de dólares, queda de 6 por cento sobre o ano anterior e abaixo do resultado positivo de 22,7 bilhões de dólares esperado, em média, por analistas. O resultado foi atingido por uma perda de 5,2 bilhões de dólares gerada pelo valor de sua própria dívida.

O HSBC, que já é um dos maiores pagadores de dividendos entre as maiores companhias britânicas, informou que planeja aumentar os três primeiros pagamentos intermediários de 2013 em 11 por cento, para 10 centavos por ação, depois que fortes lucros na Ásia e venda ou fechamento de uma série de negócios impulsionaram suas reservas de capital.

A instituição fechou ou vendeu 47 negócios ao longo dos últimos dois anos para cortar curtos, aumentar lucro e gerenciar risco, e apesar de estar adiantada com a redução de gastos, o aumento da lucratividade tem sido mais difícil de ser alcançado por causa da fraqueza da economia global e de custos regulatórios mais altos.

O retorno sobre patrimônio, um indicador de rentabilidade, caiu para 8,4 por cento, ante 10,9 por cento no final de 2011, deixando o banco bem atrás da meta deste ano de 12 a 15 por cento.