IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Chipre pressiona ações asiáticas, mas perdas são limitadas

Por Ian Chua

20/03/2013 08h14

Os mercados acionários caíram na maior parte da Ásia nesta quarta-feira (20), após o plano de resgate do Chipre ter sido recusado, mas as perdas eram limitadas com investidores se agarrando a esperanças de que um acordo de última hora será alcançado.

O Parlamento do Chipre rejeitou o imposto sobre depósitos proposto como condição para ajuda, deixado a ilha do Mediterrâneo um passo mais perto do abismo do colapso financeiro.

Mas o Banco Central Europeu (BCE) deu certo conforto, ao dizer que está comprometido em fornecer liquidez dentro de certos limites, mesmo depois de ter ameaçado encerrar a assistência de empréstimo emergencial para bancos cipriotas em dificuldade.

"Está relativamente calmo por enquanto, mas os riscos continuam críticos", disse a estrategista do RBC em Hong Kong, Sue Trinh.

O índice de Seul encerrou em queda de 0,97%, a Bolsa de Taiwan caiu 0,52%, Cingapura perdeu 0,63% e Sydney fechou com desvalorização de 0,4%. No sentido contrário, o mercado avançou 0,97% em Hong Kong, enquanto o índice referencial de Xangai saltou 2,66%.

Os mercados financeiros japoneses ficaram fechados devido a feriado.