Confiança do consumidor da Alemanha sobe para novembro
BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor alemão subiu para novembro, depois de ligeiras quedas nos últimos dois meses, sugerindo que os consumidores se sentem confiantes sobre seus próprios rendimentos e estão dispostos a gastar, mesmo que a economia da Alemanha esteja desacelerando.
O grupo de pesquisa GfK informou nesta sexta-feira que seu indicador de confiança do consumidor no futuro, com base em pesquisa junto a cerca de 2.000 alemães, subiu para 8,5 entrando em novembro , sobre o dado revisado de outubro de 8,4. O índice havia chegado à máxima em 7 anos e meio de 8,9 em julho e agosto.
O resultado superou até mesmo a estimativa mais elevada de 8,3 em pesquisa da Reuters com 30 economistas. A expectativa era de leitura de 8,0.
"A confiança do consumidor tem, por enquanto, escapado do impacto da desaceleração econômica como resultado de várias crises internacionais. O consumo privado pode portanto continuar desempenhando seu papel de um dos principais pilares da economia alemã", disse o analista do GfK Rolf Buerkl.
A economia alemã encolheu 0,2 por cento no segundo trimestre e os últimos dados econômicos da maior economia da Europa têm levado os economistas a esperar pouco ou nenhum crescimento no terceiro trimestre.
(Por Emma Anderson)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.