OLX e bomnegócio.com juntam operações e devem ter site único no Brasil
SÃO PAULO/JOANESBURGO/OSLO, 14 Nov (Reuters) - A empresa sul-africana de mídia Naspers, controladora do site OLX, vai unir forças com a norueguesa Schibsted, dona do rival bomnegócio.com, como parte de acordo mais amplo que tem como foco o negócio de classificados online no Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh.
Nos termos do acordo, que também envolve a Singapore Press Holdings e a norueguesa Telenor ASA, serão estabelecidas uma série de joint ventures entre as partes para atuação no segmento, conforme disseram as quatro empresas em um comunicado no final da quinta-feira, sem revelar valores.
Tanto no Brasil quanto em Bangladesh, a Naspers vai dividir as joint ventures com a SNT, uma companhia controlada em conjunto pela Schibsted e pela Telenor ASA.
Questionado sobre a estrutura do negócio no Brasil após o acordo, o bomnegócio.com disse à Reuters que vai unir atividades com a OLX em um único site, sem dar mais detalhes. A OLX não comentou o assunto.
Comércio eletrônico
Ambos os sites vêm investindo fortemente em marketing em horário nobre na TV, buscando expandir sua presença no crescente mercado de classificados online no país, que tem o Mercado Livre como forte competidor, em um momento em que o e-commerce segue mostrando fôlego para crescer mesmo diante da desaceleração da economia.
A empresa de pesquisas E-bit estima que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro terá avanço nominal de 21% em 2014, a 35 bilhões de reais.
Segundo o analista Per Gunnar Nordah, da Arctic Securities em Oslo, o acordo deve representar uma importante mudança na dinâmica do setor.
"No longo prazo, é muito importante que dois grandes concorrentes no Brasil estejam unindo forças, travando o mercado de uma forma que dificulta a entrada de novos operadores", disse Nordah.
A transação, que é sujeita à aprovação das autoridades de regulação na União Europeia, deve ser fechada no início de 2015, disseram as companhias.
Naspers e OLX
O acordo marca nova tacada da Naspers em negócios online em mercados com rápido crescimento. A estratégia transformou a companhia de uma editora da época do apartheid em uma gigante da Internet. Avaliada em mais de US$ 50 bilhões, a Naspers é a companhia mais valiosa da África.
A Naspers, que possui no Brasil uma participação de 30% no grupo de comunicação Abril S.A. e o controle do site de comparação de preços Buscapé, comprou inicialmente 67,8% da argentina OLX em 2010, tendo elevado posteriormente sua participação para 95%.
Como a Naspers, a norueguesa Schibsted passou de um negócio tradicional de jornal a uma empresa de classificados online. Com operações em dezenas de países, a Schibsted atualmente deve ao negócio online dois terços do seu lucro. No país, seu site bomnegócio.com iniciou as operações em 2011.
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