IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação ao consumidor na China sobe em junho, enquanto preços ao produtor caem

09/07/2015 10h12

PEQUIM (Reuters) - A inflação ao consumidor na China subiu ligeiramente em junho enquanto os preços aos produtores caíram novamente, dados que podem aumentar as preocupações acerca de lentidão na economia chinesa, que também está sofrendo com uma derrocada no mercado de ações.

A inflação ao consumidor da China acelerou para 1,4 por cento em junho na comparação anual, superando as expectativas do mercado.

Analistas consultados pela Reuters estimavam que o índice chegaria a 1,3 por cento, em comparação com 1,2 por cento em maio.

Já o índice de preços ao produtor arrefeceu para -4,8 por cento em junho, divulgou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, marcando o 39º mês consecutivo de declínio.

O mercado esperava que os preços ao produtor iriam cair 4,5 por cento em uma base anual, após um recuo de 4,6 por cento no mês anterior.

Kevin Lai, da Daiwa Capital Markets em Hong Kong disse que, dado o que está acontecendo nos mercados, "deve haver pressão sobre o Banco Central para aliviar (a política) para conter a pressão de deflação".

(Por Winni Zhou e Pete Sweeney)