IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência de risco alerta que desafios de Temer são similares aos de Dilma

Alan Marques-2.mar.2016/Folhapress
Imagem: Alan Marques-2.mar.2016/Folhapress

13/05/2016 15h31

SÃO PAULO, 13 Mai (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard & Poor's alertou nesta sexta-feira (13) que o presidente interino Michel Temer enfrenta desafios similares aos de Dilma Rousseff em seu governo, como restaurar a credibilidade, mudar a trajetória de crescimento e reverter a deterioração fiscal.

"O elevado grau de incerteza e a natureza fluída da dinâmica política deriva tanto do processo de impeachment quanto das investigações de corrupção que atingiram importantes políticos", destacou a analista Lisa Schineller em relatório.

Lisa afirmou que esses dois fatores pesam sobre a economia brasileira, afetando tomadas de decisões sobre políticas econômicas, prejudicando a confiança do setor privado e restringindo o investimento.

Temer promoveu nesta sexta-feira sua primeira reunião ministerial após assumir interinamente a Presidência na véspera com um discurso que tratou das reformas necessárias para tirar a economia da recessão e restabelecer a credibilidade e a confiança no Brasil. 

A Standard & Poor's rebaixou a nota da dívida do Brasil em fevereiro de "BB+" para "BB", alertando para desafios políticos e econômicos consideráveis, deixando o Brasil ainda mais longe do selo de bom pagador. 

(Por Camila Moreira; Edição de Raquel Stenzel)