IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da China diz que economia continuará crescendo de forma constante

Tom Miles

16/01/2017 10h57

BERN, 16 Jan (Reuters) - A economia chinesa continuará estável e permanecerá crescendo de forma constante ao mesmo tempo em que resiste ao protecionismo, disse o presidente Xi Jinping a executivos suíços nesta segunda-feira (16).

"Estamos confiantes", disse Xi, acrescentando que há contratempos para a economia global, que ainda é fraca.

"Em geral, a economia da China tem um desempenho constante. Em 2016, no ano passado, o PIB deve ter crescido 6,7% em termos anuais, o que significa que não atingimos nosso objetivo". 

"O protecionismo, o populismo e a desglobalização estão aumentando. Isso não é bom para uma cooperação econômica global mais estreita", completou.

Xi, em uma visita de Estado à Suíça antes de discursar no Fórum Econômico Mundial em Davos, disse que a economia da China, com um crescimento esperado de 6,7% em 2016, está entrando em um "novo normal", e as empresas suíças poderiam ajudar o país a melhorar a qualidade e a tornar-se mais eficiente, igualitário e sustentável.

"A reestruturação da economia chinesa e a modernização de nossas indústrias gerarão uma enorme demanda", disse Xi.

"Em termos de produção intelectual, finanças, seguros, conservação de energia, proteção ambiental, geração de energia, eletricidade, alimentos e medicina, a Suíça tem tecnologia avançada e ... conhecimento, podendo ser um novo parceiro de inovação para a China".