IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nestlé e Cuba dão primeiro passo para fábrica de café e biscoitos de US$ 55 mi

Sarah Marsh

29/11/2017 11h55

HAVANA, 29 Nov (Reuters) - Cuba e a empresa suíça Nestlé deram na terça-feira (28) o primeiro passo em uma joint venture para uma fábrica de café e biscoitos de US$ 55 milhões na zona de desenvolvimento especial de Mariel, o mais novo investimento estrangeiro na ilha comunista.

Nescor é a terceira joint venture de Cuba com a Nestlé e reflete os esforços do presidente Raul Caustro para atrair capital internacional para ajudar a atualizar a economia comandada no estilo soviético e estimular o crescimento.

Cuba criou a zona ao redor do porto de Mariel, a oeste de Havana, apenas quatro anos atrás, oferecendo a companhias importantes isenções fiscais e aduaneiras.

Leia também:

Seu objetivo de substituir importações com bens fabricados em Cuba se tornou ainda mais urgente, uma vez que o auxílio do aliado socialista Venezuela está falhando, resultando em uma crise financeira.

O vice-presidente da Nestlé, Laurent Freixe, disse em uma entrevista após a cerimônia simbólica que as negociações com o parceiro cubano Coralsa e autoridades de Mariel levaram apenas 18 meses, uma "velocidade recorde".

A fábrica poderá operar ao final de 2019.