IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

PIB da Alemanha recua 0,6% no quarto trimestre

14/02/2013 07h37

O Produto Interno Bruto da Alemanha encolheu 0,6% no quarto trimestre do ano passado em comparação com o terceiro, depois de avançar nos três primeiros trimestres do ano, informou nesta quinta-feira o departamento de estatísticas do país, Destatis.

O resultado do quarto trimestre, que é preliminar, ficou abaixo da previsão de analistas, de queda de 0,5%.

De acordo com o Destatis, a queda das exportações líquidas foi a principal responsável pelo declínio do PIB alemão no quarto trimestre, mas o investimento em máquinas e equipamentos também veio "significativamente menor" que o registrado no terceiro.

O gasto do governo e o consumo das famílias "subiram levemente" na comparação com o terceiro trimestre, enquanto o investimento em construção recuou um pouco, disse o órgão.

Na comparação com o quarto trimestre de 2011, o PIB alemão aumentou 0,4%, em termos ajustados para o calendário, levemente menos que a expansão de 0,5% prevista por economistas.

Em todo o ano passado, a economia alemã expandiu-se 0,7%, depois de passar dois anos seguidos crescendo 3% ou mais. Quando levado em consideração o número de dias úteis, o PIB alemão avançou 0,9% em 2012.