IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Garotinho reafirma acusação sobre emenda do PMDB na MP dos Portos

09/05/2013 16h03

O líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), reafirmou nesta quinta-feira as acusações feitas ontem durante sessão que apreciou a Medida Provisória (MP) dos Portos de que a emenda proposta pela bancada do PMDB estava permeada por negócios escusos.

"Aquela emenda aglutinativa é tio Patinhas mesmo. Aquela emenda desfigura a MP proposta pelo governo", afirmou, em discurso na tribuna do plenário. Ontem, a tendência era de que essa emenda fosse aprovada, não fosse o cancelamento da sessão após as acusações de Garotinho, que classificou a emenda do PMDB de "MP dos Porcos".

A declaração inflamou o plenário. Partidos da base e da oposição se posicionaram contra a manutenção da sessão e pediram apuração da denúncia levantada por Garotinho. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), optou por cancelar a sessão.

"Se meu discurso era falso, por que a sessão não prosseguiu?", afirmou Garotinho nesta quinta-feira . O deputado do PR disse que a Câmara ficou repleta de lobistas interessados em mexer no texto da MP ao longo desta semana.

"Lobistas conhecidos, famosos do setor portuário, que representam entre outras figuras o senhor Daniel Dantas, circulavam aqui em salas fechadas, em conversas nada republicanas. O que eu sei, talvez alguns não tenham coragem ou disposição de dizer, mas eu digo com toda tranquilidade: o melhor que aconteceu ao Brasil foi não ter sido votado aquele arranjo [do PMDB]", disse o parlamentar.

Dantas é sócio da empresa Santos Brasil, um dos principais terminais de contêineres do país.