IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Seca causou perdas em 31% das lavouras de milho em Minas Gerais

18/02/2014 17h01

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) divulgou que a seca no Estado já causou a perda de 1,5 milhão de toneladas de milho, o que representa 21% das lavouras do Estado. No cultivo de soja, as perdas chegaram a 340 mil toneladas, segundo a estimativa, ou 9% do total. Já a quebra na safra de feijão atingiu 70,4 mil toneladas (11% das lavouras).

Os números divulgados pela Emater/MG foram consolidados com base nos levantamentos em 65% da área plantada de feijão, 60% da área cultivada de milho e 67% da área de soja.

Em nota à imprensa, o secretário de agricultura do Estado, Zé Silva, afirmou que vai participar de um encontro com representantes de outros Estados e o ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, amanhã, em Brasília, para discutir apoio aos produtores.

Segundo o secretário, o Ministério do Desenvolvimento Agrário dispõe de R$ 50 milhões para aquisição de sementes que poderiam contribuir para os Estados que ainda estão na fase de plantio. "Outro ponto que iremos discutir em Brasília é a renegociação dos financiamentos feitos pelos produtores prejudicados pela estiagem".