IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula recebe o título doutor honoris causa da Universidade de Salamanca

23/04/2014 14h20

A Universidade de Salamanca, na Espanha, concedeu na manhã desta quarta-feira o título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na solenidade, presidida pelo reitor Daniel Hernandez Ruipérez, Lula falou sobre as realizações de seu governo em várias áreas, especialmente na educação, que têm continuidade no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

O professor padrinho de Lula na cerimônia foi o ex-diretor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade, Gonzalo Gómez Dacal. A homenagem ao ex-presidente foi aprovada pelo Senado dos Médicos da Universidade de Salamanca em reunião de 6 de abril de 2011. A proposta conjunta foi apresentada pelo Departamento de Ensino, Métodos de Pesquisa e Organização da Faculdade de Educação e do Departamento de Espanhol da Faculdade de Filologia.

De acordo com a Universidade, os méritos que justificam a homenagem são os esforços feitos por Lula "para a educação universal a toda a população do Brasil, tanto básica e quanto de ensino superior, para a qual ele criou um sistema intensivo de subvenções com dotações orçamentais substanciais".

A universidade espanhola ainda diz que o ex-presidente "também aumentou orçamentos e melhorou o estatuto dos professores, a fim de proporcionar à comunidade a necessidade de se alcançar a dignidade de toda a população do Brasil, um país onde as taxas de crescimento e desenvolvimento são altamente elevados, já apresentado como uma das grandes potências econômicas do futuro, e tem que alcançar os mais altos níveis de educação e cultura".

Com a concessão dessa distinção, a Universidade de Salamanca "reforça uma vez mais o estreito vínculo acadêmico e cultural que mantém com o país do continente americano". De acordo com a universidade, são muitas as linhas de trabalho que a instituição mantém abertas com o Brasil, como destaque para o Centro de Estudios Brasileños, numerosos programas de bolsas de estudo para estudantes como ProUni ou Top Espanha, a participação no programa Ciência sem Fronteiras ou a criação, sob o Campus de Excelência Internacional, da Rede Salamanca de Universidades Brasileiras (Rubusal).