IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CUT formaliza apoio à reeleição de Dilma

28/07/2014 22h25

A CUT nacional formalizou nesta segunda-feira o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em plenária com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Guarulhos (SP), o presidente da central sindical, Vagner Freitas, criticou os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) e afirmou que se Aécio vencer em outubro, vai acabar com a política de valorização do salário mínimo.

Dilma vai receber apoio de mais centrais sindicais no dia 7, em São Paulo, em uma plenária no Canin dé.

"Vamos eleger Dilma presidente e acabar com o tucanato de uma vez por todas", disse Freitas, na noite desta segunda-feira, na 14 plenária da CUT. "É importante continuar com um governo que se articule diretamente conosco", afirmou.

Dilma deve participar da plenária da CUT na quinta-feira, quando receberá um documento da central sindical com uma plataforma de governo. Entre os pedidos estão o fim do fator previdenciário e a defesa da redução da jornada de trabalho. "Dilma vai vir e vai ser uma festa", disse Freitas. "Vamos entregar só para presidente Dilma e vamos dizer a ela que nosso apoio é condicional. Temos lado e o nosso é do trabalhador. O outro é do patrão", disse. "Vamos exigir que [Dilma] se comprometa a fazer mais e melhor para a classe trabalhadora no próximo mandato", afirmou Freitas, citando um dos slogans da campanha presidencial petista.

À uma plateia de sindicalistas, Freitas disse que não entregará a plataforma da CUT a Eduardo Campos e ironizou as ações do presidenciável em Pernambuco, Estado que governado por dois mandatos pelo presidenciável. Ao se referir a Aécio, disse que também não dará a plataforma da central sindical ao tucano e afirmou que o candidato do PSDB vai acabar com conquistas da classe trabalhadora, como a política de valorização do salário mínimo.

Ao falar sobre a aproximação dos presidenciáveis junto às centrais sindicais, em busca de apoio, o presidente da CUT criticou novamente o candidato do PSDB. "Até Aécio Neves, que nunca trabalhou na vida, quer ter apoio", disse Freitas.