IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abramat: Venda de material de construção cresce 7,1% no mês em agosto

19/09/2014 10h37

As vendas de materiais de construção cresceram 7,1% em agosto, na comparação com julho. Frente ao mesmo mês do ano passado, porém, houve queda de 12,4%, conforme estudo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O presidente da Abramat, Walter Cover, avaliou como encorajadora a melhora em relação às vendas de julho. Ele notou que há "expectativa de melhoria dos resultados nos próximos meses", na esteira de reformas de moradias pelas famílias e do Programa Minha Casa, Minha Vida, "bem como na fase de acabamento de obras residenciais e na infraestrutura".

"Nos dois últimos meses, houve uma recuperação das vendas, porém será um desafio muito grande reverter os resultados obtidos até agora no ano", afirmou Cover em nota. Nos oito primeiros meses de 2014, as vendas de materiais de construção acumularam baixa de 6,7%; em 12 meses, a queda foi de 3,7%.

Segundo a Abramat, os resultados das vendas da indústria de materiais de acabamento superaram em agosto o desempenho dos materiais básicos. Na variação de nível de emprego, porém, as indústrias de materiais básicos apresentaram resultados melhores.

O estudo indica que, no geral, os empregos na indústria cresceram 3,1% no mês passado, em relação a agosto de 2013. Frente a julho, porém, houve queda, de 0,4%.