IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa passa por correção e opera em queda

29/10/2014 11h36

O Ibovespa confirma as expectativas de analistas e mostra a volatilidade que era esperada para os pregões pós-eleições. Apesar do cenário positivo no exterior e da queda do dólar, o indicador opera em queda nas primeiras negociações do dia e, às 11h30, recuava 0,53%, para 52.055 pontos.

Depois de subir 3,62%, enquanto ouvia a lista de possíveis indicados para o Ministério da Fazenda, a bolsa tem uma correção hoje. "O mercado só reagirá positivamente quando vierem os nomes do governo para a economia, mas mesmo assim vai depender desses nomes", disse esse operador. Outro profissional lembra que bancos rebaixaram, entre ontem e hoje, as recomendações para os papéis da Vale e da Petrobras.

As ações da Petrobras voltam a cair com força. As preferenciais perdiam 3,06% e as ordinárias recuavam 3,03%. Entre os destaques de baixa estavam também Gerdau PN (-4,21%), Gerdau Metalúrgica (-3,8%), Bradespar PN (-3,25%) e Usiminas (-4,37%). Vale PNA caía 1,99%

Usiminas frustrou a expectativa do mercado, que já era relativamente baixa. A companhia siderúrgica apresentou prejuízo atribuído aos controladores (base para a distribuição dos dividendos) de R$ 26,1 milhões ? ante lucro de R$ 70,5 milhões em igual intervalo de 2013.

O dia é de decisões de política monetária. Nos Estados Unidos, termina hoje a reunião do Federal Reserve e a expectativa é que a autoridade monetária dos Estados Unidos mantenha a sinalização de manutenção de juros baixos ainda por um período considerável. No Brasil, o Comitê de Política Monetária deve confirmar a manutenção da taxa básica de juros em 11%.