IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prisão de Renato Duque é "injustificada e desnecessária", diz advogado

14/11/2014 19h01

Alexandre Lopes, advogado do ex-diretor da Petrobras Renato Duque afirmou que a prisão de seu cliente hoje, no âmbito da operação Lava-Jato, da Polícia Federal (PF), é "injustificada e desnecessária". Em nota, Lopes classificou a prisão de Duque como um "constrangimento ilegal", visto que, em sua avaliação, em ações como essa, "a regra é responder em liberdade".

Ele disse que a prisão de seu cliente, em sua casa hoje na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi em caráter temporário, pelo período de cinco dias. Na análise de Lopes, a prisão ocorreu nos autos de pedido de busca e apreensão para colheita de provas da operação.

Ainda na avaliação dele, o ato de prisão temporária seria injustificado porque a colheita de provas para as investigações da operação já foi realizada. Além disso, a defesa do ex-diretor comentou que Duque é aposentado, não trabalha mais na companhia, tem endereço conhecido e se colocou à disposição de todos os órgãos envolvidos nas apurações que envolvem a Petrobras.

Ao mesmo tempo, o advogado sustenta que não existe ação penal ajuizada contra ele, e que até o momento ele não é acusado de nenhum crime.