IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade econômica cai 0,2% em novembro ante outubro, diz Serasa

19/01/2015 09h34

O quadro de estagnação persistiu durante o quarto trimestre do ano passado. Após ter registrado crescimento nulo em outubro, a atividade econômica teve retração de 0,2% em novembro, feitos os ajustes sazonais. Na comparação com novembro de 2013, houve queda de 0,8%, segundo cálculos da Serasa Experian. No acumulado em 12 meses, o crescimento desacelerou de 0,5% para 0,3%.

A elevação das taxas de juros, do dólar e os ainda baixos índices de confiança de consumidores e empresários afetaram negativamente a atividade econômica no penúltimo mês do ano passado.

Pelo lado da oferta agregada, houve queda de 0,8% na atividade industrial e estagnação (crescimento nulo) do setor de serviços. Somente a atividade do setor agropecuário avançou, ainda que modestamente, com alta de 0,2% frente a outubro.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias registrou retração de 0,1% em novembro e as importações (que entram com sinal negativo no PIB) expandiram-se em 6,2%, sendo estes os principais responsáveis pela retração da atividade econômica no mês. A formação bruta de capital fixo (FBCF, medida do que se investe em máquinas, equipamentos e na construção civil) ficou estagnada e houve alta de 0,6% no consumo do governo, ante outubro. Já as exportações cresceram 2,2%.