IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mudança tributária pode reduzir lucro da Natura, diz Goldman

20/01/2015 15h10

O Goldman Sachs estima que a mudança tributária anunciada ontem pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para o setor de cosméticos possa reduzir em 5% a estimativa do banco para o lucro líquido da Natura em 2015.

A medida define que será cobrado o imposto sobre produtos industrializados (IPI) do setor atacadista da área de cosméticos, assim como já acontece no setor industrial. A estimativa é que a medida aumente a arrecadação do governo em R$ 381 milhões de junho a dezembro deste ano.

A equipe de análise do Goldman diz não ver espaço para repasse de preços ao consumidor. "Vemos espaço limitado para a Natura implementar reajustes de preço adicionais, além do aumento de 10% aplicado em 2014", afirmam os analistas Irma Sgarz, Bernardo Cavalcanti e Alencar Costa.

"Em nossa visão, o atual cenário de enfraquecimento do mercado de trabalho, inflação (de alimentos) pesando no poder de compra e a confiança do consumidor em recorde de baixa provavelmente ampliam a elasticidade do consumidor à aumentos de preços".

Hypermarcas

Para a Hypermarcas, o impacto das medidas será um pouco menor, pois afeta apenas 15% das vendas totais, segundo a companhia.

A empresa sinalizou que pretende repassar inteiramente o aumento de preços aos consumidores.