Mudança tributária pode reduzir lucro da Natura, diz Goldman
O Goldman Sachs estima que a mudança tributária anunciada ontem pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para o setor de cosméticos possa reduzir em 5% a estimativa do banco para o lucro líquido da Natura em 2015.
A medida define que será cobrado o imposto sobre produtos industrializados (IPI) do setor atacadista da área de cosméticos, assim como já acontece no setor industrial. A estimativa é que a medida aumente a arrecadação do governo em R$ 381 milhões de junho a dezembro deste ano.
A equipe de análise do Goldman diz não ver espaço para repasse de preços ao consumidor. "Vemos espaço limitado para a Natura implementar reajustes de preço adicionais, além do aumento de 10% aplicado em 2014", afirmam os analistas Irma Sgarz, Bernardo Cavalcanti e Alencar Costa.
"Em nossa visão, o atual cenário de enfraquecimento do mercado de trabalho, inflação (de alimentos) pesando no poder de compra e a confiança do consumidor em recorde de baixa provavelmente ampliam a elasticidade do consumidor à aumentos de preços".
Hypermarcas
Para a Hypermarcas, o impacto das medidas será um pouco menor, pois afeta apenas 15% das vendas totais, segundo a companhia.
A empresa sinalizou que pretende repassar inteiramente o aumento de preços aos consumidores.
A medida define que será cobrado o imposto sobre produtos industrializados (IPI) do setor atacadista da área de cosméticos, assim como já acontece no setor industrial. A estimativa é que a medida aumente a arrecadação do governo em R$ 381 milhões de junho a dezembro deste ano.
A equipe de análise do Goldman diz não ver espaço para repasse de preços ao consumidor. "Vemos espaço limitado para a Natura implementar reajustes de preço adicionais, além do aumento de 10% aplicado em 2014", afirmam os analistas Irma Sgarz, Bernardo Cavalcanti e Alencar Costa.
"Em nossa visão, o atual cenário de enfraquecimento do mercado de trabalho, inflação (de alimentos) pesando no poder de compra e a confiança do consumidor em recorde de baixa provavelmente ampliam a elasticidade do consumidor à aumentos de preços".
Hypermarcas
Para a Hypermarcas, o impacto das medidas será um pouco menor, pois afeta apenas 15% das vendas totais, segundo a companhia.
A empresa sinalizou que pretende repassar inteiramente o aumento de preços aos consumidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.