IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Distribuidoras devem elaborar plano contra falhas na rede de energia

27/01/2015 15h20

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta terça-feira que as distribuidoras com falhas recorrentes no fornecimento de energia serão convocadas nas próximas semanas para apresentar um plano de ação com o objetivo de combater os problemas identificados.

Trata-se, segundo ele, de uma "ação estruturante" dos técnicos da agência que envolve o "aperfeiçoamento do processo de fiscalização".

Segundo o diretor, algumas concessionárias serão chamadas. Rufino citou o exemplo da Ampla, que tem apresentado problemas frequentes no atendimento dos consumidores no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Rufino informou que a saúde financeira das distribuidoras será um dos aspectos considerados na avaliação do comportamento das empresas. O diretor ressaltou que a concessão dos serviços de distribuição demanda investimentos contínuos na rede que, em cenário de dificuldade financeira, pode prejudicar a qualidade do serviço.

Questionado se a Eletropaulo (SP) também seria chamada, Rufino disse que o caso da distribuidora paulista é diferente. De acordo com o diretor, a concessionária tem sido "muito afetada" pela queda de árvores sobre a rede aérea, por atender regiões arborizadas. "Ela deverá receber um olhar especial", afirmou.