IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de motos cai 16,7% em janeiro, diz Abraciclo

06/02/2015 17h25

Balanço divulgado pela Abraciclo, entidade que representa as montadoras de motos, mostra que a produção do setor caiu 16,7% em janeiro, comparativamente a igual período de 2014. Em relação a dezembro, mês de férias coletivas nas fábricas, a produção de motocicletas no país cresceu 43,9%, refletindo a volta dos operários ao trabalho.

No total, 122 mil motocicletas foram montadas no mês passado, quando o setor manteve o ritmo reduzido para ajustar estoques.

O balanço mostra ainda que as vendas no atacado - ou seja, das fábricas para as concessionárias - somaram 104,2 mil motos em janeiro, com leve alta de 0,4% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com dezembro, houve queda de 8,7% nas entregas.

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, diz em nota que as montadoras aproveitaram o início do ano para ajustar estoques nas fábricas e na rede de revendas. O executivo, porém, ainda aposta numa reação do setor, na esteira de mudanças na lei de alienação fiduciária que vão facilitar a recuperação de veículos de inadimplentes pelos bancos. Espera-se que isso aumente o apetite das instituições financeiras pelo crédito automotivo.

As projeções da Abraciclo, divulgadas em dezembro, apontam para crescimento de 1% das vendas no atacado e alta de 2% na produção.

Em janeiro, as exportações de motos produzidas no país recuaram 73,8% na comparação anual, como reflexo da crise na Argentina. Foram exportadas 2,2 mil motos no mês passado, 64,1% a menos do que dezembro.