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Serviços de telefonia e bancos lideram queixas nos Procons em 2014

09/02/2015 19h00

Problema com serviços de telefonia foi o principal motivo de atendimentos nos Procons em 2014, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Justiça. O setor bancário, de cartão de crédito e de TV por assinatura também estão entre os que mais foram fontes de reclamação.

No ano passado, foram realizados 2,490 milhões de atendimentos na rede integrada ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O resultado, que inclui reclamações, denúncias, consultas e orientações, é praticamente estável em relação ao registrado no ano anterior (2,481 milhões). Já em 2012, o balanço mostrou 2,031 milhões de atendimento.

Entre os principais aborrecimentos dos consumidores brasileiros no ano passado estão os problemas com cobrança, no contrato ou na oferta, além de má qualidade de produto ou serviço.

No ramo de telecomunicações, as empresas Oi, Vivo/Telefônica, Claro/Embratel, Sky, Tim e Net foram as que mais motivaram atendimentos de consumidores em 2014. Itaú, Bradesco, Caixa e Santander lideraram a lista relativa aos bancos.