IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai 1,75% com alívio da aversão a risco no cenário internacional

12/02/2015 17h35

A melhora do cenário externo, com dados aquém do esperado da economia americana e a notícia de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, trouxe um alívio para as moedas emergentes hoje. Os investidores aproveitaram para promover uma correção após a recente desvalorização dessas divisas. O Brasil acompanhou esse movimento e o real liderou os ganhos frente ao dólar, depois de figurar entre as maiores quedas em relação à moeda americana neste mês.

O dólar comercial caiu 1,75%, encerrando a R$ 2,8222. Já o contrato futuro para março recuava 1,58% para R$ 2,836.

Nos Estados Unidos, as vendas do varejo recuaram 0,8% em janeiro, apresentando uma queda maior que a esperada pelos analistas, que era de 0,5%. Já os pedidos de auxílio-desemprego cresceram para 304 mil na semana passada, acima da expectativa de mercado, que era de 290 mil. Os números mais fracos da economia americana alimentam expectativas de que o Federal Reserve (banco central dos EUA) possa demorar mais para elevar a taxa básica de juros do país, movimento esperado para meados deste ano. O aumento de juros nos EUA deve atrair investimentos e prejudicar ativos de maior risco, como moedas e ações de países emergentes.

A recuperação do preço do petróleo também ajudou a amparar as divisas atreladas a commodities. O dólar cedia 0,80% contra o peso mexicano, 0,95% frente à lira turca e 0,64% na comparação com o rand sul-africano.

Apesar do alívio verificado hoje, analistas veem esse movimento como uma correção pontual e a tendência continua sendo de depreciação do real, dado os riscos no mercado doméstico, principalmente de um racionamento de energia e da não aprovação das medidas de ajuste fiscal, e o fortalecimento global da moeda americana.