IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Funcionários da GM afastados desde setembro voltam ao trabalho amanhã

12/02/2015 15h25

Os 798 trabalhadores da General Motors em São José dos Campos (SP), que estavam afastados em regime de suspensão temporária de contratos de trabalho desde setembro do ano passado, retornam amanhã aos cargos.

A informação foi transmitida aos trabalhadores em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (12) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP).

De acordo com o Sindicato, a GM informou que os operários que estavam afastados terão a estabilidade garantida até o dia 7 de agosto deste ano, mas a entidade quer estender a garantia dos empregos para os demais trabalhadores da fábrica.

Atualmente, a GM conta com um total de 5,2 mil funcionários. Antes da suspensão temporária, este número era de aproximadamente 5,3 mil. A fábrica produz 300 veículos por dia, segundo o sindicato.

A GM continua alegando que a unidade de São José dos Campos ainda tem um número excedente de funcionários. A empresa decidiu estender o PDV(programa de demissões voluntárias), iniciado no dia 2 deste mês, até amanhã, sexta-feira (13). O programa tinha sido encerrado no dia 10 de fevereiro e teve a adesão de 60 pessoas e mais 17 que estão sendo analisadas .

A assembleia realizada na sede do Sindicato em São José dos Campos também aprovou o envio de uma carta a todas as centrais sindicais do país chamando para um dia nacional de paralisação em favor da estabilidade no emprego nas montadoras.