TAM cresce menos que Gol, mas retoma liderança doméstica em fevereiro
A TAM foi a empresa, das quatro companhias aéreas nacionais brasileiras, que menos cresceu em fevereiro deste ano na comparação com igual mês de 2013 em termos de oferta e de demanda, mas conseguiu ser a única do setor a melhorar a taxa de ocupação nos voos.
Com essa estratégia, a controlada da Latam retomou a liderança do mercado doméstico de passageiros, que fora da Gol em dezembro e janeiro últimos.
Em fevereiro, a TAM aumentou a oferta - em assentos-quilômetros disponíveis (ASK) - em 0,31%, e a demanda medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK) em 1,27%, melhorando a taxa de ocupação em 0,78 ponto percentual para 82,57%.
Com isso, a empresa controlada pela Latam encerrou o mês passado com 36,82% de participação de mercado.
A Gol ficou com uma fatia 36,39%. Em fevereiro, a companhia controlada pela família Constantino aumentou a capacidade em 3,42%, mas como a demanda aumentou 2,90%, a taxa de ocupação da empresa caiu de 77,50% para 77,11%.
Apesar de perder a liderança após dois meses, a Gol tem um consolo no balanço operacional do setor em fevereiro: a diferença para a TAM neste ano, de 0,43 ponto percentual, é menor que a apurada em fevereiro de 2014, de 1,03 ponto percentual.
Outras empresas
Azul e Avianca também ganharam participação de mercado, mas sacrificando parte da taxa de ocupação nos voos.
A Avianca aumentou o market share de 7,62% para 8,59% entre fevereiro de 2014 e igual mês de 2015. Para isso, a companhia elevou a oferta em 18,10% para capturar uma demanda 13,40% maior. Mas o "load factor" (taxa de ocupação) caiu 3,53 pontos percentuais, para 85,20%.
Já a Azul aumentou a oferta em 11,64%, registrou ganho de 8,54% na demanda, mas teve queda de 2,26 pontos percentuais na taxa média de ocupação, que cedeu de 81,23% para 78,97%.
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