IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch rebaixa rating do Japão de "A+" para "A"

27/04/2015 08h40


A Fitch Ratings anunciou nesta segunda-feira o rebaixamento da nota de crédito do Japão, de "A+" para "A", com perspectiva estável.

Na sexta-feira, em outra decisão, a agência de classificação de risco de crédito havia anunciado a manutenção do rating da Itália em "BBB+", com perspectiva estável.

Nesta segunda-feira, ao anunciar a decisão sobre a dívida de curto e longo prazo do Japão, em moeda local e estrangeira, a Fitch informou, em comunicado, que o rebaixamento do rating do país decorre "do fato de que o governo do Japão não incluiu medidas fiscais, estruturais, suficientes no orçamento para o ano fiscal abril 2015-março de 2016, para compensar o aumento deferido do imposto sobre consumo".

A Fitch menciona também que o principal fator de fraqueza para o rating do Japão é o elevado nível de endividamento do governo, ainda em expansão. A agência prevê que a relação dívida-PIB do Japão deve subir para 244% até o fim de 2015.

Outro fator de fraqueza para a classificação de risco do país, segundo a Fitch, é o desempenho macroeconômico. A agência cortou a previsão de crescimento do Japão em 2015, de 1,5% para 1,3%, em razão de uma recuperação da demanda doméstica abaixo do esperado desde a elevação, em abril do ano passado, da alíquota de imposto sobre o consumo.