IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita 26,9 milhões de declarações do IR; prazo termina hoje

30/04/2015 19h06


A menos de seis horas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, o fisco recebeu 26.895.986 declarações até as 18h, informou o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. A expectativa é que, até as 23h59, cerca de 27,5 milhões de contribuintes prestem suas contas com a Receita. Em 2014, o órgão recebeu 26,9 milhões de declarações.

A multa por atraso de entrega será de 1% ao mês-calendário, até 20% - valor mínimo R$ 165,74.

Este ano, a Receita abriu exceção e prorrogou para 31 de julho o prazo de entrega das declarações para os contribuintes do município de Xanxerê (SC), fortemente atingido pelas chuvas. Outros compromissos tributários também foram prorrogados para os moradores da cidade: o recolhimento de impostos por empresas, inclusive do Simples Nacional.

Rachid enfatizou que o rigor na fiscalização sobre o contribuinte aumenta a cada ano, graças ao aprimoramento tecnológico e à ampliação do volume de informações recebidas pela Receita. Até as redes sociais, segundo o secretário, estão no radar. "As redes sociais são fonte muito rica de informação', afirmou o secretário. Questionado sobre que tipo de dados a Receita monitora pelas redes - se seriam fotos, por exemplo-o, Rachid desconversou. ?São apenas indícios", afirmou.

"Se identificarmos que o contribuinte agiu de forma dolosa ele vai sofrer consequências bastante sérias". Nestes casos, a multa pode chegar a 250% sobre o imposto devido.

Rachid afirmou que, na avaliação da Receita, a entrega das declarações ocorreu conforme o planejado e "pode ser considerada um sucesso". Pelo terceiro ano consecutivo não houve congestionamento do site, disse o secretário. Mas, de acordo com o diretor-presidente do Sepro, Marcos Mazoni, isso não significa que o contribuinte possa deixar a declaração para a última hora. "Pode haver problema no servidor local, então não é seguro", afirmou.

Ainda de acordo com a Receita, o pico de declarações entregues por enquanto foi registrado ontem: 2,8 milhões de declarações.

Quem não entregar no prazo poderá fazê-lo a partir das 8h da segunda-feira, e o programa IRPF 2015 gerará um boleto referente à multa no ato da entrega.

As retificações podem ser feitas quantas vezes forem necessárias pelo contribuinte, e também estarão liberadas, depois do fim do prazo, a partir da manhã da segunda-feira.

No ano passado, Receita recebeu 450 mil declarações atrasadas.

As restituições do IR serão distribuídas em sete lotes entre os dias 15 de junho e 15 de dezembro. Como acontece todos os anos, terão prioridades pessoas acima de 60 anos ou portadores de doenças graves. Declarações retificadas vão para o fim da fila da entrega das restituições.