IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líder do governo no Congresso se diz confiante na aprovação de Fachin

19/05/2015 14h56


O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), acredita que Luiz Edson Fachin, indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), deve conseguir os votos necessários para ser aprovado pelo plenário do Senado na noite desta terça-feira.

"Para aprovar a indicação é necessário no mínimo 41 votos. Isso eu acredito que tem", afirmou Pimentel. Ele lembrou ainda que Fachin recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com 20 votos favoráveis.

Pimentel informou que, de acordo com um levantamento preliminar, 77 dos 81 senadores já confirmaram presença na sessão que vai analisar a indicação de Fachin para a vaga aberta pela aposentadoria do ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa.

Questionando se isso favorece o governo, o líder respondeu que o "quórum alto favorece a Casa, demonstra o interesse do Senado na indicação dos membros dos tribunais superiores".

Pimentel participou de uma reunião na vice-presidência da República com líderes de partidos da base aliada na Câmara e alguns ministros para tratar da votação da Medida Provisória 668, que eleva tributação sobre produtos importados. Esse texto será analisado na tarde desta terça-feira pelos deputados.