IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de minério da China vai cair este ano, diz presidente da Vale

10/06/2015 10h05


O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse nesta quarta-feira que a produção chinesa de minério de ferro de alta qualidade (62% de teor de ferro) deve ficar abaixo de 200 milhões de toneladas neste ano.

Em 2014, o patamar foi de 240 milhões e, há dois anos, estava na casa de 350 milhões de toneladas.

Segundo o executivo, o mercado chinês tende ser melhor no segundo semestre em relação ao primeiro, com as mais recentes medidas econômicas aplicadas pelo governo. "A China fez três cortes de taxas de juros e reduziu os níveis de depósitos compulsórios", afirmou.

Na chegada à Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, onde participa do seminário "BRICs Challenges and Opportunities", Ferreira comentou sobre um "project finance" do chamado corredor Nacala, que consiste em 912 quilômetros de ferrovias e um porto, construídos para escoar a produção da mina de carvão de Moatize, em Moçambique.

O "project finance" é um modelo de financiamento que utiliza o fluxo de caixa do empreendimento para o pagamento da dívida.

"Estive no Japão e vamos ter espaço para recursos neste ano, provavelmente no início do quarto trimestre." A Vale tem a trading japonesa de commodities Mitsui como parceira neste projeto.