IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com Grécia, mas alta é limitada por entraves locais

01/07/2015 11h06


O Ibovespa sobe nesta quarta-feira, mas o ganho fica muito aquém das valorizações da Europa, e mesmo das altas em Nova York. No exterior, os ganhos se baseiam em expectativas positivas sobre o imbróglio da dívida grega.

O principal índice da BM&FBovespa subia 0,56% às 11h04, para 53.379 pontos, enquanto o S&P500, por exemplo, ganhava 0,88%.

Segundo o operador Raphael Figueredo, da Clear Corretora, entraves locais seguem limitando os ganhos do Ibovespa, e mesmo as negociações. O mercado segue com baixo volume financeiro, que deve diminuir em julho, mês de férias no hemisfério norte. "O mercado brasileiro está sem forças e a economia segue com perspectivas ruins. Falta um novo gatilho para impulsionar as compras", diz.

Duas notícias, diz um operador, contribuem para limitar os ganhos do Ibovespa. O Senado aprovou uma proposta que permite reajuste salarial de até 78% entre 2015 e 2017 para os servidores do Poder Judiciário. Estima-se que o impacto da medida possa chegar em R$ 1,5 bilhão nas contas do governo só em 2015.

Segundo a XP, trata-se de mais um revés na agenda fiscal, já que na semana passada foi aprovada a emenda que vincula a correção de todos os benefícios da Previdência Social à política de valorização do salário mínimo, podendo gerar custos de até R$ 9,2 bilhões por ano.

Além disso, a avaliação do governo Dilma Rousseff caiu para 9% de ótimo e bom, segundo a nova rodada da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. O percentual da população que considera o governo ruim ou péssimo subiu para 68%. É o pior desempenho de um governante nos últimos 29 anos, segundo a série histórica divulgada pela CNI/Ibope. "Não causa impacto relevante nos mercados, mas também não ajuda", diz um profissional.