IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Twitter começa a vender anúncios para pequenas empresas no Brasil

07/07/2015 10h16

Na guerra pelas verbas de publicidade na internet, o Twitter acaba de apresentar uma nova arma. Agora, pequenas empresas também poderão colocar anúncios na rede social no Brasil. Até hoje, o investimento mínimo necessário era de US$ 7 mil por trimestre e era preciso ter uma agência de publicidade para fazer a publicação dos anúncios.

Com a nova opção, o próprio empresário poderá definir o público que pretende atingir e publicar seus anúncios. "É tão simples quanto tuitar", disse Gabriela Comazzetto, diretora de vendas para pequenas empresas da companhia. O "Twitter Self Service" foi lançado em março de 2013 nos EUA e está disponível em 33 países.

A opção de publicar seus próprios anúncios foi um dos grandes fatores de sucesso do Google na área de publicidade. Sem intermediários e com custos mais baixos, empresários e pessoas comuns começaram a se promover na internet. O modelo foi adotado por outras empresas do mundo digital, como o Facebook.

Gabriela não deu uma projeção dos resultados que o Twitter pretende atingir com o novo sistema no Brasil. "O potencial é muito grande. Os usuários tendem a ser muito leais às empresas que seguem no Twitter", disse. Entre as opções de anúncios estão mensagens que aparecem no perfil do internauta e tópicos entre os mais debatidos do dia, os "trending topics". Para promover a nova modalidade de anúncios, o Twitter pretende fazer treinamentos para as empresas.

A Publicidade digital no Brasil é dominada pelo Google e pelo Facebook, que têm as maiores bases de usuários - o Google responde por quase 95% das pesquisas feitas na web no país e o Facebook mais de 90 milhões. O Twitter tem entre 13 e 15 milhões, segundo estimativas.

A publicidade na internet pode apresentar um crescimento de 14% em 2015, chegando a R$ 9,5 bilhões, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB), associação que reúne empresas do setor.