IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CPI do Carf convoca representantes da Engevix, Huawei e quebra sigilos

13/07/2015 09h20


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades ocorridas em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta quinta-feira as convocações de Cristiano Kok, presidente do Conselho de Administração da Engevix Engenharia; Jason Zhao, executivo-chefe (CEO) da Huawei do Brasil; Antônio Maciel Neto, presidente da Empresa CAOA Motor do Brasil e Alexandre Paes dos Santos, sócio da empresa Davos Energia.

Também foi aprovada a convocação de Otacílio Cartaxo, ex-presidente do Carf.

Além das convocações, a CPI aprovou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Leonardo Manzan, Paulo Cortez, Adriana Ribeiro, Gegliane Pinto e Jorge Victor Rodrigues, suspeitos de integrar o esquema criminoso, seja como conselheiros do Carf, seja como consultores. Os acusados se valeram "de influência junto àquele tribunal para obter manipulação de julgamentos visando seus clientes", disse o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), presidente da comissão.

O depoimento de Steven Armstrong, representante da Ford, previsto para esta quinta-feira, foi suspenso por acordo. O senador José Pimentel (PT-CE) leu um ofício a que a comissão teve acesso, segundo o qual a Ford teria sofrido uma tentativa de achaque relacionada a um processo no Carf.

A empresa, no entanto, não teria se envolvido no esquema. A depender do andamento dos trabalhos, o representante da montadora ainda pode ser chamado a dar esclarecimentos.