IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em resposta ao MP, Lula pediu arquivamento de investigação

16/07/2015 21h36


Em resposta à notícia de fato que originou a investigação criminal conduzida pela Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que não fosse aberta uma investigação contra ele sobre suposto tráfico de influência nacional e internacional em defesa dos interesses da Odebrecht.

A defesa do ex-presidente apontou a ausência de "elementos concretos" que motivassem a investigação e sua "trajetória pessoal". O pedido do ex-presidente consta do Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

A investigação criminal, sob responsabilidade da procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, reúne informações obtidas com órgãos oficiais e empresas privadas, como levantamento de todas as vezes em que o ex-presidente deixou o país e relatórios fornecidos pela Odebrecht relacionados a viagens feitas pelo ex-presidente para prestação de serviços à construtora no exterior.

"A notícia de fato está baseada exclusivamente em suposições extraídas - incorretamente, diga-se desde logo - de notícia de jornal, notícias e comentários opinativos veiculados na internet", afirmou o ex-presidente em sua defesa apresentada em maio deste ano. "No seu legítimo direito de trabalhar, foi contratado pela Odebrecht para a realização de palestrar em países em que a empresa já mantinha atividades comerciais", acrescentou.

Lula também disse não ter solicitado nem recebido qualquer outro valor além do ficado contratualmente para realização de palestras, seguindo "os mesmos parâmetros cobrados em outros eventos similares". O ex-presidente disse ainda ter incentivado, enquanto esteve no cargo, a ampliação das relações internacionais "como forma de desenvolver a economia, os índices sociais e a imagem do país" e, paralelamente, atuado "para aperfeiçoar o sistema de combate à corrupção, a defesa do patrimônio público e da transparência".