'Bicho taxão' e 'taxa humana': memes sobre Haddad viralizam

Por UOL

Memes Relacionados a Haddad: Memes como "taxando pobre adoidado", "Zé do taxão" e "Margaret Taxxer" referem-se ao Ministro da Economia, Fernando Haddad.

Reprodução/Instagram

Motivo dos Memes: Associações de Haddad com aumentos de taxas e impostos têm viralizado, utilizando sua imagem em contextos de cultura pop.

Reprodução

Taxa das Blusinhas: Principal reclamação envolve uma alíquota de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecida como "taxa das blusinhas".

Reinaldo Canato/UOL

Reação da Direita e Esquerda: Memes sobre Haddad viralizam tanto entre grupos de direita quanto de esquerda.

22.mai.2024-Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Críticas e Apoios: Apesar das críticas, o projeto de taxação foi defendido por setores locais de comércio e aprovado no Congresso.

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Aumento de Impostos: Haddad tem defendido o controle das contas públicas por meio da arrecadação e tentou aprovar no Congresso projetos de aumento de impostos, como a taxação das offshores.

24.mai.2024-André Ribeiro/TheNews2/Estadão Conteúdo

Reforma Tributária: Aprovada pelo governo, simplifica os tributos, extinguindo algumas taxas federais e estaduais, e prevê cashback para consumidores de baixa renda.

Getty Images

Cesta Básica Isenta de Impostos: A reforma tributária isenta alimentos essenciais como arroz, feijão, carnes, farinha e leite de impostos.

Getty Images/iStockphoto

Desinformação nas Redes Sociais: Haddad atribui a má avaliação do desempenho econômico à desinformação nas redes sociais, destacando a necessidade de enfrentar esse desafio comunicacional.

Getty Images

Para saber mais, acesse UOL Economia.

Reprodução
Publicado em 16 de julho de 2024.

Veja Também